Cooperativa é uma forma de associação entre indivíduos que tem como objetivo uma atividade comum, e que seja trabalhada de forma a gerar benefícios iguais a todos os membros, os chamados cooperados.
A base do funcionamento de uma cooperativa é a ação mútua, em cooperação. O investimento para todas as partes é o mesmo e o retorno também.
A cooperativa de nossa Etec é responsável direta por gerar recursos e disponibiliza-los para aulas práticas e assim contribuir com o ensino e aprendizado atendendo às propostas do ensino técnico profissional nas escolas agrícolas. Para que possa gerar esses recursos a cooperativa comercializa a produção excedente de hortaliças, doces, suínos, bovinos e aves.
A Cooperativa Escola da ETEC Augusto Tortolero Araújo de Paraguaçu Paulista, foi fundada em 1997. Seu objetivo principal é apoiar os projetos de aprendizagem prática dos alunos dos cursos técnicos. A produção excedente destas práticas didáticas é comercializada na própria Cooperativa Escola, visando a sustentação econômica tanto das atividades da Cooperativa quanto da manutenção da escola. Dentre esses produtos estão os hortifrutigranjeiros, leite e seus derivados, ovos, carnes e embutidos, aves etc.
A organização da Cooperativa é estruturada pela Assembléia Geral, Diretório, Conselho Fiscal, Comissão Técnica e Comitê Executivo. Esses órgãos sempre estão desenvolvendo atividades que balizam o andamento da empresa.
Além desses órgãos de apoio, a Cooperativa é assessorada por professores orientadores, que recebem apoio do Projeto Cooperativa-Escola do Centro Paula Souza.
O estatuto da Cooperativa Escola está no arquivo logo abaixo. Você vai encontrar todas as informações sobre as formas de atuação e as atribuições dos membros da diretoria e do conselho.
A Cooperativa Escola dos alunos da Etec. Augusto Tortolero Araujo, foi constituída e aprovada pela Assembléia Geral no dia 04 de setembro de 1996, registrada na Junta Comercial do Estado de São Paulo, cadastrada no NIRE sob nº 35400042991 e sessão de 11/12/1996 e CNPJ sob nº 01.997.706/0001-32 propugna por uma sociedade, mais humana e mais comprometida consigo mesma. Seu princípio fundamental é a igualdade de direito e deveres e obrigações num convívio de cooperação mútua.
A filosofia cooperativista adotada no segmento educacional surgiu como alternativa pedagógica e organizacional de um novo jeito de pensar a educação e a formação humana. Portanto, a implementação das Cooperativas nas escolas tem como objetivos, integrar esforços e recursos dos cooperados, divulgar o cooperativismo como instrumento de valorização humana, contribuindo para o aperfeiçoamento do processo educativo e a consolidação de um modelo educacional qualitativo, investindo na capacitação e atualização do seu corpo docente e discente.
Os membros da Cooperativa Escola participam efetivamente do assessoramento à Direção da Unidade Escolar, através da execução das atividades previstas, obtendo recursos administrativos e financeiros capazes de subsidiar as necessidades dos alunos e da escola proporcionando meios para o desenvolvimento pessoal tais como o potencial de liderança e o sentido de cidadania.
O cooperativismo evoluiu e conquistou um espaço próprio, definido por uma nova de pensar dos jovens sempre com criatividade, credibilidade e organização. Nas ultimas décadas, os desafios e as mudanças nas políticas públicas abriram espaço para que o aluno participe ativamente das atividades propostas pela cooperativa, tomando decisões e gerenciando projetos que visam alcançar a eficiência e a eficácia da Cooperativa Escola como empresa numa formação humana e técnica para o exercício da cidadania e integração na sociedade.
A educação cooperativista prepara o aluno para uma visão solidária, promovendo a organização de seus estudos até sua vida profissional, acumulando experiências que irão facilitar o enfrentamento de problemas e dificuldades que encontrarão no competitivo mercado de trabalho.